Results for 'Márcio Luis Moreira De Sena'

1000+ found
Order:
  1.  26
    Diálogo com O sagrado: Narrativas Das benzedeiras E rezadeiras de santo amaro.Elder Pereira Ribeiro, Márcio Luis Moreira De Sena & Liverson Ferreira Santos Oreste - 2018 - Odeere 3 (6):366.
    Este relato de experiência apresenta resultados da pesquisa sobre a Saúde em Santo Amaro: a partir dos saberes tradicionais das rezadeiras/benzedeiras que teve por objetivo analisar as práticas medicinais e espirituais com o sagrado. A pesquisa etnográfica foi realizada com as rezadeiras, dessa forma, estabelecendo fronteiras com os rituais de cura, fé e devoção, nos processos de aprendizagem, aos mais variados tipos de doenças, as rezas e as curas, sendo assim, realizadas por elas. As rezadeiras/benzedeiras são mulheres cujo valor histórico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Aproximaçoes aos antecedentes onto-fenomenológicos da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas.Márcio Luis Costa & Wercy Rodrigues Costa Junior - 2010 - A Parte Rei 69:11.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Fenomenología y corporalidad en le ética de Emmanuel Lévinas: lectura de De l'existence à l'existant.Márcio Luis Costa - 1997 - Analogía Filosófica 11 (1):19-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann.Luís Vaz de Campos Moreira Tourinho, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel & Jardelino Menegat - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021032.
    Este ensaio teórico tem como objetivo central analisar e debater o pensamento, principalmente na área educacional, do pedagogista e filósofo austríaco Otto Willmann, considerado o fundador da pedagogia social moderna. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, que faz uso, em primeiro plano, da única obra do autor traduzida para o português e de outras escritas por comentaristas contemporâneos, bem como textos recentes de reflexão, nos quais são analisados o contexto histórico, as influências que ele sofreu, como as teorias de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Singularidade Tecnológica, Convergência Nbic e a Inteligência Coletiva Como Bases Para Um Sincretismo Tecnoético Sob o Paradigma Jusfilosófico da Teoria da Teoria da Integridade de Ronald Dworkin.Mauro Massucatti Netto & Márcio Luís de Oliveira - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):116.
    O trabalho analisa as principais dificuldades na construção de parâmetros Tecnoéticos da atualidade. A hipótese aqui reside em determinar a constante que atravessa a Singularidade Tecnológica, a Convergência NBIC e a Inteligência Coletiva como variável integrativa e constitutiva da Tecnoética para fins de análise paradigmática sob a Teoria da Integridade de Dworkin. Assim, alicerçado no método lógico-dedutivo-dogmático, este artigo se baseia em incursões históricas e conceitos doutrinários para demonstrar a existência da constante em questão e, por fim, motivar sua adoção.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  43
    “O Messias sou eu”: a hermenêutica da religião em Lévinas (“I am The Messiah ": the hermeneutics of religion in Levinas). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p175. [REVIEW]Márcio Antônio Paiva & Ubiratan Nunes Moreira - 2013 - Horizonte 11 (29):175-195.
    A expressão “o Messias sou eu” aplica-se à relação ética como primeiro acontecer do messias. Subjetividade mesma do sujeito. Através de comentários rabínicos do Talmude, Lévinas traz uma hermenêutica que faz recurso à ética como proximidade e responsabilidade inalienável e insubstituível por outrem. Nesse sentido, as noções hebraicas de messianismo e dizer profético , lidas no midraxe da hermenêutica rabínica, permitem avançar na ideia da linguagem religiosa em seu sentido original: ética. Tais noções habitam uma ordem metafórica que permite ao (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    A maricultura e a legalização das fazendas marinhas diante da urbanização nas comunidades da Praia de Fora e Enseada de Brito em Palhoça.Karina Martins Da Cruz, Francisco Henrique De Oliveira, Isa De Oliveira Rocha & Márcio Ricardo Teixeira Moreira - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):22-38.
    O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que relata a organização espacial das fazendas aquícolas no litoral central de Santa Catarina, nas comunidades da Praia de Fora e Enseada de Brito, as quais se encontram no município de Palhoça, pertencentes ao Aglomerado Urbano de Florianópolis. As características de ocupação urbana nas localidades supracitadas remontam ao século XVIII, mantendo as atividades econômicas extrativistas e rurais até a segunda metade do século XX. A partir da década de 1960/1970 verificou-se acelerado processo de construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Smart Activation of Citizens : Opportunities and Challenges for Scientific Research.Maria Gilda Pimentel Esteves, Jano Moreira de Souza, Alexandre Prestes Uchoa, Carla Viana Pereira & Marcio Antelio - 2017 - In Luigi Ceccaroni (ed.), Analyzing the role of citizen science in modern research. Hershey PA: Information Science Reference.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Percepção de docentes brasileiros sobre as relações entre saúde, religião, espiritualidade e seu ensino.Taís Oliveira da Silva, Alexander Moreira de Almeida, André Luis Mattedi Dias & Marcus Welby-Borges - 2021 - Horizonte:1057.
    Apesar do maior reconhecimento da importância das relações entre saúde, religião e espiritualidade no cuidado em saúde, as universidades brasileiras ainda não fornecem treinamento adequado nesse âmbito. O objetivo desse artigo é compreender como docentes de uma universidade pública brasileira percebem as relações entre saúde, religião, espiritualidade e seu ensino. 10 professores foram submetidos à entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Apreenderam-se três núcleos temáticos e, a partir destes, emergiram cinco categorias: Religião e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Testing Measurement Invariance across Groups of Children with and without Attention-Deficit/ Hyperactivity Disorder: Applications for Word Recognition and Spelling Tasks.Patrícia S. Lúcio, Giovanni Salum, Walter Swardfager, Jair de Jesus Mari, Pedro M. Pan, Rodrigo A. Bressan, Ary Gadelha, Luis A. Rohde & Hugo Cogo-Moreira - 2017 - Frontiers in Psychology 8.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  14
    The e-value and the Full Bayesian Significance Test: Logical Properties and Philosophical Consequences.Julio Michael Stern, Carlos Alberto de Braganca Pereira, Marcelo de Souza Lauretto, Luis Gustavo Esteves, Rafael Izbicki, Rafael Bassi Stern & Marcio Alves Diniz - unknown
    This article gives a conceptual review of the e-value, ev(H|X) – the epistemic value of hypothesis H given observations X. This statistical significance measure was developed in order to allow logically coherent and consistent tests of hypotheses, including sharp or precise hypotheses, via the Full Bayesian Significance Test (FBST). Arguments of analysis allow a full characterization of this statistical test by its logical or compositional properties, showing a mutual complementarity between results of mathematical statistics and the logical desiderata lying at (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    A stultitia na contemporaneidade e a import'ncia da leitura e da escrita em escolas e universidades.Elisandro Rodrigues, Márcio Luís Marangon & Betina Schuler - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1297-1320.
    A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades Resumo: Este artigo é um ensaio teórico que parte de investigações da antiguidade greco-romana por Foucault, principalmente de seus estudos sobre Sêneca, para recuperar o conceito de stultitia e com ele pensarmos o nosso tempo. A partir do diagnóstico de um presente da superaceleração e do superdesempenho, em que se compete consigo mesmo e a atenção está dispersa, a passividade está em justamente não conseguirmos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O Problema Antropologico em Michel Foucault.Marcio Miotto - 2011 - Dissertation, Universidade Federal de São Carlos
    A presente pesquisa de doutorado resulta de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar a formulação, as nuances e consequências das diversas argumentações empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas na trajetória dos textos dos anos 50 e 60. O eixo é o problema “antropológico”: nos textos de 1954, Foucault empreendia um duplo projeto de contestação e fundação das ciências humanas, buscando corrigir perspectivas consideradas errôneas em prol (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    MOREIRA, E. F. P e RAGO, L. M. Oque é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):88-92.
    Por razões de ordem, tanto técnicas, como de economia de tempo, decidi-me por adotar, em meu texto, a mesma distribuição espacial da matéria, que é a do livro analisado. Com o intuito de evitar repetições enfadonhas e/ou inúteis, trabalhei de acordo com o critério de escolha e análise crítica de casos e/ou aspectos considerados exemplares. Assim, características eventualmente presentes em diversas passagens da obra, serão abordadas e criticadas uma única vez. [...] Palavras-chave: Taylorismo; Trabalho; Capital; Resistência; Facismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  32
    O dialeto dos fragmentos. Friedrich Schlegel. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo, Iluminuras, 1997.Luís Nascimento & Pedro Paulo Pimenta - 1998 - Cadernos de Filosofia Alemã 4:107-110.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Compendio de lógica, argumentación y retórica.Luis Vega Reñón & Paula Olmos Gómez (eds.) - 2012 - [Madrid]: Editorial Trotta.
    Fruto de una convergencia de motivos e intereses procedentes de diversas disciplinas, los estudios sobre la argumentación han adquirido sus propias señas de identidad como conocimiento, análisis y evaluación del discurso argumentativo a través de sus dimensiones o proyecciones lógica, dialéctica, retórica y socio-institucional. La presente obra trata de reunir, precisar y articular las nociones básicas y los conceptos determinantes de los desarrollos que hoy tienen lugar en ese campo. Este Compendio de lógica, argumentación y retórica se ofrece como una (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  17. An Enactive-Ecological Approach to Information and Uncertainty.Eros Moreira de Carvalho & Giovanni Rolla - 2020 - Frontiers in Psychology 11 (Enaction and Ecological Psycholo):1-11.
    Information is a central notion for cognitive sciences and neurosciences, but there is no agreement on what it means for a cognitive system to acquire information about its surroundings. In this paper, we approximate three influential views on information: the one at play in ecological psychology, which is sometimes called information for action; the notion of information as covariance as developed by some enactivists, and the idea of information as minimization of uncertainty as presented by Shannon. Our main thesis is (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  18. Goodman e o projeto de uma definição construtiva de “indução válida”.Eros Moreira de Carvalho - 2018 - Principia: An International Journal of Epistemology 22 (3):439-460.
    In Fact, Fiction and Forecast, Nelson Goodman claims that the problem of justifying induction is not something over and above the problem of describing valid induction. Such claim, besides suggesting his commitment to the collapse of the distinction between the context of description and the context of justification, seems to open the possibility that the new riddle of induction could be addressed empirically. Discoveries about psychological preferences for projecting certain classes of objects could function as a criterion for determining which (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19. Seeing Qualitons as Qualia: A Dialogue with Wittgenstein on Private Experience, Sense Data and the Ontology of Mind.Hilan Bensusan & Eros Moreira De Carvalho - 2013 - Papers of the 33rd International Wittgenstein Symposium.
    In this paper we put forward the thesis that qualia are tropes (or qualitons), and not (universal) properties. Further, we maintain that Wittgenstein hints in this direction. We also find in Wittgenstein elements of an account of language acquisition that takes the presence of qualia as an enabling condition. We conclude by pointing out some difficulties of this view.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Kuhn e a racionalidade da escolha científica.Eros Moreira de Carvalho - 2013 - Principia: An International Journal of Epistemology 17 (3):439-458.
    In this paper, I try to articulate and clarify the role of the epistemic authority of experts in Kuhn’s explanation for the transition process between rival paradigms in the scientific revolutionary period. If science progresses, that process should contribute to the attainment of the cognitive aim of science, namely, the articulation of paradigms increasingly successful at the resolution of problems. It is hard to see that process as rational and as attaining the cognitive aim of science without the consideration of (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Socially extending the mind through social affordances.Eros Moreira de Carvalho - 2019 - In Steven Gouveia & Manuel Curado (eds.), Automata's Inner Movie: Science and Philosophy of Mind. Wilmington, Deleware, United States: Vernon Press. pp. 193-212.
    The extended mind thesis claims that at least some cognitive processes extend beyond the organism’s brain in that they are constituted by the organism’s actions on its surrounding environment. A more radical move would be to claim that social actions performed by the organism could at least constitute some of its mental processes. This can be called the socially extended mind thesis. Based on the notion of affordance as developed in the ecological psychology tradition, I defend the position that perception (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  22.  13
    A trajetória do dado fenomenológico (1874-1945):: de Brentano a Merleau-Ponty, o panorama das ideias e as polêmicas.Paulo Henrique Reis de Sena - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):26-42.
    O artigo versa sobre a aparição e os desdobramentos de algumas, dentre as principais abordagens da fenomenologia, no que se refere ao problema do sentido intuitivo do dado fenomenológico. Qual sua natureza? Como deve ser teorizada sua objetividade? Bem como, o sentido de sua imediaticidade? É um artigo bastante simplificador do problema, no qual se tem como objeto apresentar a dinâmica do trabalho fenomenológico no período entre 1874 e 1945 a partir de uma brevíssima exposição das polêmicas internas da tradição (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Qualia Qua Qualitons: Mental Qualities as Abstract Particulars.Hilan Bensusan & Eros Moreira De Carvalho - 2011 - Acta Analytica 26 (2):155-163.
    In this paper we advocate the thesis that qualia are tropes (or qualitons), and not (universal) properties. The main advantage of the thesis is that we can accept both the Wittgensteinian and Sellarsian assault on the given and the claim that only subjective and private states can do justice to the qualitative character of experience. We hint that if we take qualia to be tropes, we dissolve the problem of inverted qualia. We develop an account of sensory concept acquisition that (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  20
    Argentina, ¿trabaja?. Algunas reflexiones y miradas del Plan “Ingreso Social con Trabajo”.Angélica De Sena & Florencia Chahbenderian - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 30.
    En la última década en la Argentina se implementaron una serie de políticas sociales denominadas socio-productivas, socio-laboral y socio-económicas con el objeto de mejorar la situación de desempleo o precariedad laboral de la población. Las mismas pueden considerarse un modo de compensación de los efectos de exclusión del régimen de producción y acumulación vigente. En este contexto en el año 2009 nace el Plan “Ingreso Social con Trabajo” desde el Ministerio de Desarrollo Social, que declara tener como objetivo generar puestos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  28
    Islã e modernidade: um estudo sobre a comunidade muçulmana em Belo Horizonte.Edmar Avelar de Sena - 2007 - Horizonte 6 (11):177-177.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O argumento da ilusão/alucinação e o disjuntivismo: Ayer versus Austin.Eros Moreira de Carvalho - 2015 - Sképsis 12:85-106.
    The argument from illusion/hallucination have been proposed many times as supporting the strong conclusion that we are always perceiving directly sense-data. In Sense & Sensibilia, Austin argues that this argument is based on a “mass of seductive (mainly verbal) fallacies”. In this paper, I argue that Austin's argumentative moves to deconstruct the argument from illusion is better understood if they are seen as due to his implicit commitment to some disjunctivist conception of perception. His considerations should be taken as a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  4
    Páginas de doutrina estética.Fernando Pessoa & Jorge de Sena - 1946 - Lisboa,: Editorial Inquérito. Edited by Jorge de Sena.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Stroud, Austin, and Radical Skepticism.Eros Moreira de Carvalho & Flavio Williges - 2016 - Sképsis 14:57-75.
    Is ruling out the possibility that one is dreaming a requirement for a knowledge claim? In “Philosophical Scepticism and Everyday Life” (1984), Barry Stroud defends that it is. In “Others Minds” (1970), John Austin says it is not. In his defense, Stroud appeals to a conception of objectivity deeply rooted in us and with which our concept of knowledge is intertwined. Austin appeals to a detailed account of our scientific and everyday practices of knowledge attribution. Stroud responds that what Austin (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  79
    Sosa on Animal Knowledge and Emotions.Eros Moreira De Carvalho & Flavio Williges - 2015 - Analytica (Rio) 19 (1):145-160.
    Our goal in this paper is to discuss the notion of animal knowledge in Judgment and Agency. Our approach has two stages. First, we offer a positive contribution, attempting to show that there is room for the introduction of emotions into an animal knowledge approach and into Sosa’s theory of competence. If we follow Sosa and conceive knowledge as a kind of action or successful performance, then emotions can contribute functionally for enhancing performance and are essential for the sharing of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  12
    Comentário a “Sobre a filosofia como investigação de questões existenciais”.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240036.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. The Shared Know-how in Linguistic Bodies.Eros Moreira de Carvalho - 2021 - Filosofia Unisinos 22 (1):94-101.
    The authors of *Linguistic Bodies* appeal to shared know-how to explain the social and participatory interactions upon which linguistic skills and agency rest. However, some issues lurk around the notion of shared know-how and require attention and clarification. In particular, one issue concerns the agent behind the shared know-how, a second one concerns whether shared know-how can be reducible to individual know-how or not. In this paper, I sustain that there is no single answer to the first issue; depending on (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  56
    Palavra do corpo: confluência de linguagens em Night Journey.Aguinaldo Moreira de Souza - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):163-181.
    Trata-se de um exercício de leitura da coreografia Night Journey (1947), de Martha Graham, como reinvenção do texto de Édipo rei (século IV a. C.), de Sófocles. Pretende-se esboçar um estudo em que se evidenciem os processos interartísticos entre literatura e dança.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A tese da mente estendida à luz do externismo ativo: Como tornar Otto responsivo a razões?Eros Moreira de Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):143-166.
    The extended mind thesis claims that some mental states and cognitive processes extend onto the environment. Items external to the organism or exploratory actions may constitute in part mental states and cognitive processes. In Clark and Chalmers’ original paper, ‘The Extended Mind’, this thesis receives support from the parity principle and from the active externalism. In their paper, more emphasis is given to the parity principle, which is presented as neutral regarding the nature of cognition. It would be advantageous to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  22
    Vivências de uma atividade docente sobre violência no espaço escolar no Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ ODEERE - UESB/BA.Claudia Moreira Costa, Marcos Lopes De Souza & Rita de Cassia Santos Côrtes - 2016 - Odeere 1 (1).
    O relato de experiência a que este texto se refere provém do módulo intitulado Violência no Espaço Escolar, do Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ODEERE. A partir de temas que envolvem raça/etnia, gênero, e sexualidades, foram promovidos debates relacionados a preconceitos e discriminações que se manifestam no espaço escolar voltados para o racismo, sexismo e à homo-lesbo-bi-transfobia. O desenvolvimento da proposta didática pautou-se na abordagem qualitativa à luz da dialética, com o intuito de problematizar incômodos prescritos pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Internismo sem intelectualismo e sem reflexividade.Eros Moreira De Carvalho - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):153-172.
    In his book, "Perception as a Capacity for Knowledge" (2011), John McDowell advocates that the warrant provided by perception is infallible. For such, it is necessary to understand the role reason plays in the constitution of genuine perceptual states. Based on reason, we situate these states in the logical space of reasoning. So, we not only make the perceptual state into an episode of knowledge, but we also acquire knowledge of how we arrived to that knowledge. McDowell argues that this (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  85
    Construcción de conocimiento en latinoamérica: Algunas reflexiones desde la auto-etnografía como estrategia de investigación.Adrián Scribano & Angélica De Sena - 2009 - Cinta de Moebio 34:1-15.
    El objetivo de este artículo es plantear algunos desafíos epistémicos para la investigación social en Latinoamérica desde la discusión de la utilidad de la auto-etnografía como una estrategia metodológica. La línea argumentativa seleccionada para alcanzar el aludido objetivo es la siguiente: a) se reseñan algunas de las discusiones sobre el lugar del investigador en las ciencias sociales en la literatura de finales del siglo XX en los países centrales, b) se señalan las principales características de la auto-etnografía, c) se bosqueja (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  55
    Crenças justificadas não-inferencialmente e o mito do dado.Eros Moreira De Carvalho - 2009 - Princípios 16 (25):231-263.
    The aim of this paper is to present an explanation of how perceptual experience fulfills its role of justification. The idea is that perceptual experience justifies non-inferentially empirical beliefs in an internalist sense of justification. Against Sellars, I want to say that S relied on his experience to believe that the world is so and so. To discuss this question, I choose the arguments of Brewer and McDowell. Both argue that theexperience can justify beliefs, provided it has a conceptual content. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  36
    Los planes de asistencia social en buenos aires: Una mirada desde las políticas de Los cuerpos Y las emociones.Adrián Scribano & Angélica De Sena - 2013 - Aposta 59:3-25.
    Uno de los puntos más recurrentes en los últimos años en las políticas sociales en la Argentina es la presencia cada vez más importante de las mujeres como "sujetos" de dichas políticas. En contraste con la difusión oficial de los beneficios de la intervención en los contextos de pobreza y expulsión social, los relatos de las mujeres dibujan un conjunto de experiencias y sensibilidades de segregación y dependencia cada vez mayor. El presente artículo tiene por objetivo hacer evidente desde la (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Ferdinand Alquié contra o monismo de Espinosa.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):72-85.
    Este artigo tem como objetivo apresentar a rejeição de Ferdinand Alquié à tese do monismo de Espinosa. Diferentemente de Descartes, que sustenta o dualismo, a tese do monismo determina que só pode existir uma única substância constituída de infinitos atributos. Esta tese é fundamental para a consolidação de todo o sistema filosófico de Espinosa. Alquié conclui que a tese do monismo é incompatível com a estrutura argumentativa do primeiro livro da Ética. A abordagem de Alquié é importante porque expõe o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Bibliotecários Em Hospitais: O Olhar Crítico e Humanístico da Profissão.Márcio da Silva Finamor & Clóvis Ricardo Montenegro de Lima - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):86-108.
    Mostra uma perspectiva crítica e humanística da profissão do bibliotecário. Utilizando a abordagem da teoria dos sistemas do sociólogo Niklas Luhmann, uma vez que as organizações de saúde são consideradas complexas, o que nos permitiu entender as contradições e dificuldade das relações e trazer para esse ambiente ambíguo pressupostos da teoria discursiva, do agir comunicativo e humanístico com base no filósofo Jürgen Habermas como uma forma especial de conceber ações comunicativas e discursivas dentro deste ambiente restrito. Conclui-se que as perspectivas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Teófilo Braga e a ética republicana positiva.Luís Crespo de Andrade - 2017 - Cultura:285-298.
    Ao oscilarem entre a noção ética de bem comum e o conceito político de interesse público, as representações da república firmam-se em considerações simultaneamente axiológicas e de institucionalização da soberania popular.Pretende-se, com este artigo, proceder à compreensão do pensamento de Teófilo Braga, tanto no que respeita à moralidade que imputou à ordem republicana, quanto no modo como concebeu a relação entre ética e política à luz da doutrinação positivista de que foi incansável interprete e divulgador.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    A produtividade do mito.Custódio Luís S. De Almeida - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):999-1007.
    Este artigo é uma tentativa de mostrar, a partir de Gadamer, que o Mito está em estreita relação dialética com o Logos e que a compreensão de ambos pertence a um mesmo movimento circular e hermenêutico, que conecta os conceitos de indeterminado e determinada, incerto e certo, infinitude e finitude.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Utopia. Concept and conception.Luís Crespo de Andrade - 2006 - Cultura:71-83.
    A publicação de De optimo Reipublicae Statu, deque nova insula Utopia, de Thomas More, no final de 1516, está na origem de uma nova modalidade de discurso político. Ao unir a represen­tação racional e a descrição imaginária da comunidade desejável de forma indissociável, a cons­trução utópica releva tanto do foro filosófico quando do âmbito da elaboração sensível. Pretende-se, em primeiro lugar, caracterizar o conceito de utopia, tal como resulta da narrativa fundadora do género, lida à luz dos seus principais pressupostos. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. De ministro donatista a ministro católico. A propósito de «Adnotationes in Iob 39, 9-12» de san Agustín.P. De Luis - 1992 - Revista Agustiniana 33 (100):397-431.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    Un texto de san Agustín sobre la vida eremítica.Pío de Luis - 1993 - Augustinus 38 (149-151):165-187.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Da morte da arte em Hegel a sua existência autônoma.Custódio Luís S. De Almeida - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):869-889.
    Este artigo é um diálogo com Hegel e Gadamer, partindo da pergunta: "O que é arte?''. Hegel é um divisor de águas; pode-se dizer que a arte antes de Hegel é uma coisa e depois de Hegel outra. Com Hegel diremos que a arte "morreu" ou foi supra assumida pelo espírito absoluto; se isso não significa morte, é, pelo menos, perda de identidade - de autonomia. Com Gadamer diremos que a arte é arte, sem estar dizendo uma tautologia; pois essa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Filosofia E psicanálise.Custódio Luís S. De Almeida - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):135-140.
    Anamnese - a filosofia e o retomo do reprimido, do professor Ernildo Stein, éum conjunto de doze ensaios, publicados em 1997 pela Editora da PUCRS, que nosbrinda com temas da relação Filosofia-Psicanálise, numa linguagem polêmica,associada a um estilo literário e livre. Sendo um livro de ensaios, não há exigênciade uma leitura seqüenciada, nem de conhecimento profundo de filosofia e psicanálise,mas, com certeza, o leitor será naturalmente lançado num campo muitofértil, cujas trilhas de discussão e as notáveis elaborações construídas são umconvite (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Boécio de dácia sobre O Bem supremo.Luis A. De Boni - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):559-563.
    Para toda a espécie de ente existe um supremo bem possível. Como o homem também é ente de uma certa espécie, deve haver também um certo bem supremo que lhe seja possível. Não me refiro ao bem supremo em sentido absoluto, mas o supremo bem para o homem, visto que os bens possíveis ao homem têm um fim e não procedem ao infinito. Investiguemos pela razão qual seja este supremo que é possível ao homem. Deve ser ele um bem que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    TOMÁS DE AQUINO E BOÉCIO DE DÁCIA: leitores dos clássicos a respeito da felicidade.Luis A. De Boni - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):517-531.
    O problema da felicidade é recorrente nos tratados sobre Ética da Antiguidade. Os medievais defrontam-se com eles ao escreverem seus próprios textos. Neste trabalho procura-se analisar a forma como Tomás de Aquino e Boécio de Dácia, ao produzirem textos não teológicos, incorporam a seus tratados as obras antigas, principalmente de Aristóteles e Severino Boécio.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  13
    Averróis exposição da república de.platão.Luis Alberto De Boni - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):693-702.
    A intenção deste tratado é a exposição das doutrinas científicas atribuídas a Platão e contidas na República, prescindindo da argumentação dialética. Queremos ser muito concisos para assim poder falar sucintamente de todo ele. Sem embargo, e em razão do bom andamento expositivo, cremos que era necessário um prefácio introdutório, no qual o objeto de estudo se apresentasse na ordem devida, já que Platão escreveu este livro somente depois de haver concluído outros escritos acerca desta ciência. Também indicaremos, sempre que pudermos, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000